Brain

Brain
Stuttering

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dia 22 de Outubro - Dia Internacional da Gaguez. Acção de Sensibilização para Educadores de Infância e Professores (Entrada Gratuita mediante inscrição prévia)



22 de Outubro - Dia Internacional da Gaguez

Enquanto terapeutas da fala somos muitas vezes abordados pelas educadoras de infância que nos colocam algumas questões:
- A gaguez faz parte do desenvolvimento normal da linguagem? A gaguez é causada pelo nervosismo? O que fazer? Será melhor não fazermos nada?
Esta confusão entre gaguez fisiológica – transitória - e gaguez de desenvolvimento é muito comum, sobretudo porque a criança atravessa períodos em que a sua fluência varia bastante, em função das suas incoerências morfossintácticas e do seu amadurecimento neuromotor. 
Apesar de ainda não ser conhecida a razão concreta pela qual as crianças gaguejam, vários estudos demonstram que não é um distúrbio causado por nervos e ansiedade. A criança que gagueja é exactamente como todas as outras, com excepção na habilidade de produzir fala fluente e esta é uma dificuldade variável.
A maioria das crianças que apresenta um período de disfluências recupera para um padrão de fala adequado. Contudo, existe o resto do grupo em que as disfluências são permanentes com consequências ao nível da participação social da criança e do seu relacionamento com pais, educadores, professores, contribuindo para o seu isolamento, baixa auto-estima e muitas vezes elevado sofrimento.
A gaguez não tem cura, portanto, a forma mais eficaz de combate a esta perturbação da comunicação é a Intervenção Precoce. Para tal é essencial dotar os profissionais de educação de ferramentas que permitam identificar possíveis casos de gaguez e saber como proceder. Pode fazer toda a diferença na vida da criança.
Neste contexto e para assinalar o Dia Internacional da Gaguez que se comemora a 22 de Outubro a Speechcare, através do seu projecto Terapia da Gaguez, em parceria com a Clínica Parque dos Poetas em Oeiras, realizará uma acção de sensibilização gratuita (para educadores de infância e professores) sobre esta temática.
A acção decorrerá no Auditório da Clínica Parque dos Poetas, sábado dia 22 de Outubro às 9:00.
O acesso a esta acção é feito mediante uma inscrição prévia e o número de vagas é limitado. Envie a sua inscrição para: geral@terapiadagaguez.com com o seu nome, profissão e Instituição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário