Como funciona?
O SpeechEasy é semelhante no aspecto a um aparelho auditivo. Contudo em vez de amplificar o som o SpeechEasy altera-o para que ouça a sua própria voz com um ligeiro atraso e uma frequência diferente.
Este atraso da voz e alteração de frequência é que permite recrear um fenómeno natural conhecido por “efeito de coro”. O efeito de coro ocorre permite que em alguns casos, a gaguez seja dramaticamente reduzida quando fala. Este efeito de coro está bem documentado há décadas e o SpeechEasy utiliza-o num pequeno aparelho que pode ser usado no dia-a-dia.
Efeito de Coro
Há vários anos que se sabe que quando uma pessoa que gagueja fala em simultâneo com outra pessoa, torna-se mais fluente. Este fenómeno é conhecido como “efeito coro”.
O Speecheasy cria a ilusão que está outra pessoa a falar ao mesmo tempo do utilizador. Este é o resultado da combinação entre o atraso no Feedback Auditivo (DAF) e alteração na frequência auditiva (FAF). É esta combinação que permite criar o chamado Feedback Auditivo Alterado (AAF). O cérebro interpreta o AAF como sendo outra pessoa a falar ao mesmo tempo que a pessoa que gagueja, criando assim o Efeito de Coro.
Através do efeito coro são activados processos cerebrais diferentes do discurso espontâneo, é por este motivo que o SpeechEasy é considerado um inibidor cerebral, pois “engana” o cérebro e activa áreas diferentes das normalmente utilizadas na produção da fala.
Quem pode ser um bom candidato para utilizar o SpeechEasy?
O SpeechEasy funciona com uma percentagem elevada de pessoas que gaguejam mas não com todas. Um estudo recente sugere que o SpeechEasy funciona com pessoas que apresentam uma assimetria do plano temporal esquerdo em relação ao direito. Contudo na prática não se realiza qualquer tipo de exame para medição dos planos temporais, mas sim um teste com aparelho. Se ocorrer melhoria significativa da gaguez, a pessoa é considerada uma boa candidata para a utilização do SpeechEasy.
Crianças
Depende muito das situações mas só é recomendada a utilização a partir dos 12 anos. Para ser um utilizador bem sucedido do Speecheasy, é necessário ter em consideração características como a maturidade, responsabilidade, motivação e terapia realizada anteriormente. Estas são condições avaliadas pelo Terapeuta da Fala sendo factor eliminatório no uso do SpeechEasy.
O papel do Terapeuta da Fala no processo
O Speecheasy não substitui o Terapeuta da Fala, é sim uma ferramenta que orientada pelo Terapeuta da Fala poderá ser poderosa e fazer a diferença na vida dos utilizadores.
O Terapeuta da Fala é o líder do processo, não só no que toca à avaliação e programação do SpeechEasy, mas também no fornecimento de técnicas e orientações adequadas e vitais para o tratamento da pessoa que gagueja, de forma a que esta possa tirar o máximo de benefício do seu SpeechEasy. O acompanhamento pelo Terapeuta da Fala é essencial para o sucesso do tratamento!
Para mais informações, consultar o link www.speecheasy.pt ou então envie um email para speecheasyportugal@gmail.com
Gonçalo Leal